sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cinco dicas para comer melhor e emagrecer sem riscos à saúde

Nutróloga explica quais são os erros mais comuns por parte de quem quer perder peso


Na busca pelo corpo perfeito, homens e mulheres dedicam boa parte de seus dias e semanas trancados em academias e clubes. Treinando à exaustão, alguns consideram a falta de exercícios físicos o principal problema para a insatisfação com o próprio corpo ou com a saúde. Entretanto, poucas pessoas dão o devido valor para a importância da alimentação adequada na busca pelo bem-estar e pela qualidade de vida.
Para a médica Andréa Quidute Sampaio, especialista em nutrologia do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral, a alimentação moderna está fazendo com que o ser humano, aos poucos, prejudique seu próprio corpo e sua saúde.
— Quando as pessoas decidem emagrecer, acabam fazendo da forma incorreta, cortando da alimentação itens indispensáveis para o equilíbrio do corpo. O mesmo acontece com quem deseja se alimentar melhor e, por conta própria, define o próprio cardápio, que, muitas vezes, está inadequado para seu estilo de vida.
A especialista indica cinco dicas para as pessoas obterem êxito na hora de planejar e colocar em prática o cardápio para uma alimentação melhor e mais equilibrada:
:: Consumo diárioO ideal é termos uma alimentação equilibrada, prevenindo deficiências nutricionais, melhorando o trabalho do sistema imunológico e protegendo o organismo contra doenças infecciosas. Destaque para o licopeno (cenoura, mamão, manga, couve), fibras (frutas, legumes, verduras, aveia), flavonóide (suco natural de uva, morango, ameixa, repolho), isiflavonas (soja – de preferência em grão), ácidos graxos ômega 3 (peixes e óleo de peixe).
:: Reeducação alimentarPara trabalhar de forma adequada, o corpo humano necessita de todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras) e micronutrientes (vitaminas e sais minerais). A reeducação alimentar tem a finalidade de aprendermos a comer de tudo sem exageros, de uma forma equilibrada, com alimentos que garantam uma boa nutrição, respeitando a individualidade de cada pessoa. Um alimento por si só não tem a capacidade de fazer emagrecer, mas aprendendo a se alimentar de forma adequada e respeitando os horários, é possível atuar na redução e na própria manutenção do peso.
:: Mulheres e a celulite
Esta alteração estética que tira o sono de muitas mulheres envolve fatores hormonais, vasculares, neuroendócrinos, erros alimentares e sedentarismo, levando a uma alteração do relevo cutâneo. Para ajudar a amenizar estas alterações, é aconselhável diminuir o consumo de sal, enlatados, alimentos em conserva, frituras, embutidos e alimentos industrializados, pois aumentam o acúmulo de toxinas. Dar preferência a consumo de frutas, alimentos integrais, verduras e legumes — crus ou cozidos ao vapor – e temperos naturais.
:: Dor de cabeça
Muitos fatores podem piorar este grande mal que afeta os brasileiros, entre eles o uso de analgésicos em excesso, longos períodos de jejum, tabagismo, uso de contraceptivos orais, sono inadequado, estresse, falta da prática de exercícios físicos regulares e, principalmente, o componente alimentar, que é muito importante.
:: Cuide de seu corpoNão esqueça que a prática de exercícios físicos regulares e modificações do estilo de vida — como tabagismo, etilismo e sedentarismo — evitam diversos problemas de saúde e contribuem para alcançar os resultados esperados.
Fonte: Andréa Quidute Sampaio, nutrológa
Link:http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/donna/19,212,3016244,Cinco-dicas-para-comer-melhor-e-emagrecer-sem-riscos-a-saude.html

Saiba quais são os benefícios de fazer mais do que três refeições ao dia

Fracionar refeições auxilia o organismo a manter um bom índice metabólica e a não reter gordura


A ideia errada de que ficar em jejum emagrece ainda permanece na cabeça de muitas pessoas. Segundo a nutricionista Michelle Ferreira De Simone, no entanto, este é um erro alimentar que atrapalha nosso metabolismo, desregula nossos hormônios e dificulta a perda de gordura, ao contrário do que garante a crença popular.
— Quando ficamos muito tempo sem comer - algo em torno de cinco horas de jejum -, nosso organismo entende como um estado de jejum e então começa a "poupar" energia. Com isso, nosso metabolismo trabalha de forma mais lenta, inclusive na hora de "queimar" calorias dificultando assim, o emagrecimento — explica.
Segundo a especialista, nessa situação, o cortisol, hormônio conhecido como hormônio do estresse, se eleva toda vez em que pulamos refeições. Ele é responsável por dificultar a queima de gordura corporal.
— Outro fator prejudicial é a mobilização de massa muscular como fonte de energia. Nosso organismo, para funcionar bem, depende da energia proveniente da alimentação, principalmente de carboidratos. Quando falta essa energia, a massa muscular é utilizada como fonte de energia — esclarece.
Além disso, ficar muito tempo sem se alimentar faz com que a pessoa chegue com muita fome na refeição seguinte e acabe exagerando na quantidade. Uma má alimentação pode levar à irritação, sonolência e até mesmo ao mau humor. Além disso, segundo Michelle, o jejum prolongado abre portas para gastrite e mau hálito.
— O café da manhã, que muitas vezes é excluído da alimentação das pessoas, é a principal refeição do dia. Depois de uma noite de pelo menos oito horas em jejum, seu organismo precisa ser ativado para começar a trabalhar de forma acelerada — esclarece.
Para a nutricionista, seria ideal que, ao invés de fazer as três costumeiras refeições ao dia, café da manhã, almoço e jantar, fosse feito um fracionamento maior delas em cinco ou mais ao dia, com intervalo de três entre cada uma. Atitudes simples como esta faria com que menos alimentos fossem ingeridos por refeição.
— Este é um hábito alimentar mais saudável, tanto para controle de peso como para um melhor funcionamento do organismo como um todo. Este mecanismo de fracionamento promove aceleração de metabolismo, evitando uma sobrecarga de energia e consequentemente o depósito de gordura. Outro ponto positivo é que traz saciedade ao longo do dia, diminuindo as chances de abusos na próxima refeição — garante.
Segundo a especialista, para não engordar, o ideal é comer nos lanchinhos frutas, castanhas, barrinhas de cereais, iogurtes (de preferência light), sucos naturais, cereais ou biscoitos integrais.
A distribuição calórica ideal ao longo do dia seria de aproximadamente 20% das calorias para o café da manhã; 10% para o lanche da manhã; 30% parta o almoço; 10% para o lanche da tarde; 20% para o jantar e 10% para a ceia.
— Se você não está acostumado a fracionar as refeições, provavelmente não sentirá fome na hora de fazer os lanchinhos. Não pense que apesar de não estar sentindo a sensação de fome, que você não deva comer. Isso acontece porque seu organismo acostumou desta forma. Mas com fome ou sem fome não esqueça de fracionar sua alimentação durante o dia. A inclusão deste simples hábito já é um passo para uma alimentação mais saudável — esclarece.
BEM-ESTAR ZH 
Fonte:http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/donna/19,212,3018850,Saiba-quais-sao-os-beneficios-de-fazer-mais-do-que-tres-refeicoes-ao-dia.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário