quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Nível normal de colesterol e triglicérides não é garantia de saúde, alerta biomédica

Há outros fatores que podem gerar danos à saúde, apesar dos resultados dos exames serem favoráveis

Pelo menos uma vez ao ano, deveria ser comum as pessoas passarem por um check up simplificado, avaliando os níveis de colesterol e triglicérides. Muitas saem do consultório médico com a missão de adotar hábitos mais saudáveis para baixar os índices de gordura no sangue e, assim, poder viver mais e melhor. Mas, você sabia que alguns fatores podem agravar ainda mais a interpretação desses resultados?

De acordo com a doutora Clélia Machado, biomédica do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), mesmo quem apresenta taxa de colesterol total menor de 200 e de triglicérides abaixo de 150 - consideradas normais - não está livre de complicações futuras. Tudo depende de um conjunto de fatores.

— Os valores considerados normais podem variar de pessoa para pessoa. Uma das formas mais utilizadas para definir os valores desejáveis é o chamado 'Score de Framingham'. Trata-se de um cálculo que avalia o risco de doença cardiovascular de acordo com a presença ou não de certos fatores de risco, como hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, histórico familiar e doenças ateroscleróticas. Com a avaliação do conjunto de resultados é possível saber se o risco de o paciente sofrer um infarto nos próximos dez anos é baixo, moderado ou alto —, diz a médica.

Na opinião de Clélia, a partir dos 20 anos de idade as pessoas devem procurar um médico de confiança e realizar as dosagens de colesterol e triglicérides ao menos uma vez a cada cinco anos.

— É importante lembrar que o paciente deve fazer um jejum de 12 horas antes de se submeter ao exame de sangue, evitando interferência nos resultados obtidos. Quando há qualquer tipo de alteração é necessário repetir a análise com maior frequência e buscar orientação médica para iniciar um tratamento apropriado — destaca.

Prevenção é tudo. Ou quase tudo

De acordo com Clélia, o consumo exagerado de alimentos ricos em colesterol, como carnes gordas, leite integral, queijos amarelos, bacon, manteiga e banha, por exemplo, pode elevar os níveis de colesterol. Ao mesmo tempo, o excesso de álcool e o consumo de carboidratos e açúcar em grandes quantidades também podem fazer os níveis de triglicérides subir.

— Para manter a saúde em dia, prefira alimentos com menos gordura, dando preferência a carnes magras. Além disso, é recomendável que se retire a gordura visível da carne, frango e peixe antes de cozinhar, evitando fritar os alimentos. Grelhar, assar, cozinhar ou refogar é sempre melhor do que fritar. Com relação ao leite e seus derivados, prefira os desnatados e reduza o uso de maionese, manteiga, molhos cremosos e temperos oleosos. Última dica: inclua muitas frutas e vegetais frescos em seu cardápio diário e encontre uma forma prazerosa de combater o sedentarismo — aconselha. 
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/donna/19,212,3009558,Nivel-normal-de-colesterol-e-triglicerides-nao-e-garantia-de-saude-alerta-biomedica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário