segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O segredo da longevidade das mulheres japonesas

Alimentação balanceada, exercícios físicos e boas horas de sono estão no pacote

The Guardian - Justin McCurry
Agora vivendo uma média de 86,4 anos, as mulheres japonesas devem a longevidade a uma dieta rica em peixes, exercícios e sono. E saquê. Eriko Maeda poderia ser perdoada por sucumbir a ocasionais pensamentos sobre a própria mortalidade. Mas, mesmo se preparando para completar 70 anos, ela tem todos os motivos para esperar sobreviver por pelo menos outras duas décadas.
Além de uma dieta exemplar com baixa quantidade de gorduras e exercícios regulares, ela tem outro fator importante que contribui para sua longevidade: a nacionalidade. As mulheres japonesas desfrutam da maior expectativa de vida no mundo já por um quarto de século, de acordo com números do governo. Em 2009, elas poderiam esperar viver, em média, a idade recorde de 86,4 anos — aumento de quase cinco meses em relação ao ano anterior. Mulheres em Hong Kong e na França são as próximas na lista de maior expectativa de vida.
Os homens japoneses, enquanto isso, ganharam quase quatro meses de expectativa de vida, que aumentou para 79,5 anos, embora tenham caído de quarto para quinto nos rankings, atrás de homens do Qatar, de Hong Kong, da Islândia e da Suíça.
Especialistas atribuem as extraordinárias estatísticas de longevidade do Japão a uma dieta tradicional de peixe, arroz e vegetais cozidos a vapor, fácil acesso a serviços de saúde e um padrão de vida comparativamente melhor na idade avançada.
— Nunca como carne e evito comida frita, com ocasionais exceções. Eu como muito peixes oleosos, como cavala e sardinhas, nunca fumei e quase nunca bebo — diz Eriko, durante seu almoço em Sugamo, vizinhança de compras e entretenimento destinada aos mais velhos em Tóquio.
Dieta à parte, Eriko, que vive com seu filho e a família dele, atribui sua saúde impecável e a perspectiva de superar com facilidade seus pares do gênero masculino em anos de vida a um estilo de vida que envergonharia pessoas 30 anos mais novas do que ela:
— Acordo às 4h30min, lavo roupas e faço o resto do trabalho doméstico. Faço um jantar no estilo japonês para mim e, normalmente, algo ocidental para a família do meu filho, e durmo antes das 21h.
Em contraste, Sachiko Yasuhara não liga muito para sua dieta e confessa beber saquê regularmente. Ainda assim, ela desfruta de muita saúde aos 81 anos.
— Como quase qualquer coisa, mas limito a comida ocidental — diz Sachiko, complementando que faz exercícios regulares em forma de passeios com as amigas.
De acordo com o Ministério da Saúde japonês, a tendência ascendente da expectativa de vida se deve largamente a melhorias nos diagnósticos e tratamentos para câncer, doenças cardíacas e derrames, as três maiores causas de morte no país.
Takao Suzuki, diretor-geral do Instituto Nacional de Geriatria e Gerontologia, em Nagoya, acredita que a alta taxa de alfabetização também é um fator: 
— Pessoas mais velhas podem ler muitos conselhos sobre saúde e estilo de vida na mídia.
A saúde dos idosos no Japão não é algo que deixa de oferecer riscos. Se não for discutido, o envelhecimento da população, combinado à baixa natalidade, trarão uma crise nas pensões, aumentando os custos da saúde e provocando uma escassez de mão de obra que poderiam por em perigo a situação econômica do Japão:
— Posso ver por que pessoas como eu podem se tornar um problema no futuro — afirma Sachiko.
Qual é o segredoA que os especialistas atribuem as extraordinárias estatísticas de longevidade do Japão:
:: Dieta tradicional de peixe, arroz e vegetais cozidos a vapor
:: Fácil acesso a serviços de saúde
:: Padrão de vida melhor na idade avançada

Tradução: Fernanda Grabauska
VIDA - ZERO HORA (http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/donna/19,212,3010970,O-segredo-da-longevidade-das-mulheres-japonesas.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário